domingo, 2 de outubro de 2016

TODA DIRETORIA ESTÁ DE PARABENS

PARABENIZAMOS OS TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DAS AMA's DO SANTA MARCELINA


Categoria venceu primeira batalha contra possíveis demissões 


O presidente do SINTTARESP, Sinclair Lopes, convocou Assembleia com todos os Técnicos em Radiologia das AMAs, pois a empresa contratante (APLA) romperia o contrato de trabalho no dia 30 de setembro.

Durante a Assembleia, realizada no dia 27 de setembro, foi decidido, por unanimidade, que todos deveriam ir até as dependências do Hospital Santa Marcelina para manifestarem-se contra a possível demissão em massa. Estiveram no local mais de 70 (setenta) Técnicos em Radiologia, representantes da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), a diretoria do SINTTARESP e seu Presidente.

O ato surtiu efeito positivo, e no mesmo dia o Hospital Santa Marcelina divulgou em nota oficial a prorrogação do prazo em 4 MESES, para a prestação de serviços da empresa APLA nas AMAs.

Os Tecnólogos e Técnicos em Radiologia das AMAs estão de parabéns, vieram até o SINTTARESP, acreditaram no nosso trabalho e venceram a primeira de muitas batalhas.

Estou muito contente, pois graças ao apoio do nosso Sindicato e a liderança do presidente Sinclair, conseguimos reverter, pelo menos por enquanto, a provável demissão, uma situação que assombrava a todos”, declarou Cristina B. Pequeno – Técnica em Radiologia Unidade P.A. Julio Tupy.

Agradecemos também à administração do Santa Marcelina e da empresa APLA que se sensibilizaram com o pedido dos trabalhadores e mantiveram os vínculos empregatícios.

 “Presenciar uma vitória como essa só aumenta a nossa vontade de continuar trabalhando em prol dos Profissionais da Radiologia do Estado de São Paulo”, afirmou Sinclair Lopes – presidente do SINTTARESP.
A UNIÃO DA CATEGORIA FORTALECE A NOSSA LUTA! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

quinta-feira, 14 de julho de 2016

segunda-feira, 4 de julho de 2016

ALERTA TOTAL - 2016

ESTE LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA, FALA SOBRE UMA GALERA APAIXONADA POR COMPUTADORES, ACABAM SE ENVOLVENDO EM UMA GRANDE AVENTURA. VOCÊ PODE COMPRA -LO NO SITE CLUBE DE AUTORES.

sábado, 4 de junho de 2016

Os profissionais das técnicas radiológicas de São Paulo ganharão uma grande Madrinha, Deputada Estadual LECI BRANDÃO.


UM GRANDE MARCO NA RADIOLOGIA DE SÃO PAULO NESTE DIA 03/06/2016. AUDIÊNCIA PÚBLICA, DEPUTADA LICE  BRADÃO APOIA OS PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLOGICAS.


O Projeto de Lei (PL ) vai complementar a LEI 7.394/85. Só poderam  trabalhar no estado de São Paulo com radiação corpuscular eletromagnética e ionizante .  Quem  Possuir diploma de habilitação profissional expedido por Escola Técnica de Radiologia e faculdades reconhecidas pelo MEC.

















quinta-feira, 2 de junho de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PROL DA RADIOLOGIA

Audiência Pública na Assembleia Legislativa deve garantir a Exclusividade aos Tecnólogos e Técnicos para atuar na Radiologia


Nesta sexta-feira, dia 03 de junho, será realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Pq. Ibirapuera), a Audiência Pública em favor dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.

O evento se iniciará às 10 horas e terá como foco a aprovação do Projeto de Lei Estadual, que visa garantir a exclusividade de atuação na Radiologia para Tecnólogos e Técnicos em Radiologia. 


A aprovação do Projeto de Lei irá garantir que a Radiologia no Estado de São Paulo não seja invadida por trabalhadores de outras áreas, assegurando que os Profissionais das Técnicas Radiológicas permaneçam no Mercado de Trabalho, sendo reconhecidos como os únicos verdadeiramente qualificados a atuarem no setor.

Este Projeto de Lei vem para dar mais segurança laboral aos Profissionais da Radiologia, pois também tramita em esfera nacional a aprovação do PL 3661/12, que reformulará a Lei 7.394/85

Vamos à Assembleia mostrar a força da nossa classe, e exigir que o que é nosso por Lei seja devidamente cumprido.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SINTTARESP GARANTE CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA NO INTERIOR DO ESTADO


SINTTARESP-Bauru entra com Ações no Ministério do Trabalho em benefício da categoria 

 
No dia 20 de maio de 2016, a Subsede Bauru do SINTTARESP garantiu a regularização da contratação de Técnicos em Radiologia nas cidades de Bauru e Botucatu, através da abertura de ações trabalhistas.

Em Bauru, no processo de nº 46269.001495/2016-19, aberto pelo SINTTARESP contra a empresa MULTIMAGEM RADIODIAGNÓSTICO LTDA, foi exigido que os Técnicos e Auxilares em Radiologia, tenham a equiparação do piso salarial da categoria, sua frequência de trabalho anotada corretamente, os exames médicos periódicos realizados a cada 6 meses e o controle da exposição à Radiação Ionizante deve ser realizado com Dosímetro, além todas as garantias previstas na Lei 7.394/85.

A MULTIMAGEM deverá enviar ao SINTTARESP a folha de pagamento dos profissionais da Radiologia, para comprovação da remuneração de acordo com os valores definidos no processo.

Já em Botucatu, o processo aberto pelo SINTTARESP, de nº 4629.001496/2016-64 contra a empresa CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DE DOENÇAS DA MAMA DE BOTUCATU, exigiu a regularização da contratação de 2 (duas) Técnicas em Radiologia, que prestavam serviços como PJ (Pessoa Jurídica) passando para o regime CLT.

O CENTRO DE DIAGNÓSTICOS DE DOENÇAS DA MAMA DE BOTUCATU acatou as propostas do SINTTARESP e procederá com o Registro em Carteira Profissional de ambas as Técnicas, e cada uma receberá um salário base de R$ 2.000,00 (dois mil reais) + 40% de adicional de Insalubridade, correspondentes a jornada semanal de 20 horas de trabalho.

O SINTTARESP trabalha para garantir que os Profissionais da Radiologia não sejam explorados e seus direitos trabalhistas sejam garantidos.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

ASSEMBLEIA PARA CAMPANHA SALARIAL 2016 DIA 18 DE MAIO ÀS 14H00


Em Assembleia vamos discutir aumento salarial para a categoria


O país está passando por uma crise econômica gravíssima e a cada dia que passa, o custo de vida fica mais alto. Isso não pode ser usado como desculpa pelos patrões para não fazer reajustes salariais obrigatórios. Não aceitaremos um acerto salarial abaixo da inflação! Esse é o mínimo possível para garantir a dignidade dos trabalhadores.

Iniciaremos as negociações de reajuste salarial em Assembleia Geral, que será realizada no dia 18 de maio de 2016, na sede do SINTTARESP, à Rua Demini, 471, Penha de França - Vila Matilde – SP.

A primeira convocação está programada para as 14:00 horas, com metade mais um dos sindicalizados ou, em caso de necessidade, a segunda convocação será realizada às 14:30 horas, com qualquer número de presentes (conforme Artigo 79 do Estatuto do SINTTARESP), sejam estes sindicalizados ou não.

A Assembleia da Campanha Salarial 2016 tem o intuito de dar voz ativa à Categoria frente aos patrões. O Sindicato é o elo entre o profissional e a empresa, e nossa missão é garantir que todos tenham melhores condições de vida e trabalho. Participe da Assembleia para fortalecer a luta da classe.

O reajuste salarial é direito garantido por Lei aos trabalhadores, e o SINTTARESP vai exigir das empresas uma correção digna para todos os Profissionais da Radiologia do Estado de São Paulo.

 
PARTICIPE DA ASSEMBLEIA. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

sábado, 30 de abril de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM PROL DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA


Sinttaresp e CRTR-SP se unem para reivindicar aprovação do Projeto de Lei Estadual que trará exclusividade aos Profissionais da Radiologia 


O SINTTARESP e o CRTR-SP – 5ª Região convocam a todos os profissionais da Radiologia e a população de São Paulo a comparecer à AUDIÊNCIA PÚBLICA com a Deputada Estadual Leci Brandão (PC do B) e demais deputados, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) no dia 03/06/2016, às 10 horas.

Reivindicaremos a aprovação, em caráter emergencial, do Projeto de Lei Estadual que garante exclusividade aos profissionais da Radiologia para atuar na área. Os trabalhadores alheios à Radiologia estão se infiltrando no setor, tirando oportunidades de trabalho que deveriam ser destinadas exclusivamente aos Técnicos e Tecnólogos em Radiologia.

Precisamos da aprovação desta Lei para proteger o emprego da categoria, da invasão dos profissionais estranhos à Radiologia e da tirania dos patrões, que exploram seus funcionários com salários abaixo do piso e jornada de trabalho superior a 24 horas semanais.

A situação da Radiologia no Estado de São Paulo é preocupante, os riscos são iminentes, funcionários sem qualificação específica atendem a população de forma inadequada, o que pode causar sérios danos à saúde dos pacientes e até mesmo destes profissionais.

Nossa reivindicação é para que o Estado tome providências e se posicione com relação à saúde do trabalhador e da população que corre riscos ao ser atendida por profissionais que não possuem qualificação específica em Radiologia.

É dever do Estado garantir saúde e qualidade de vida à população. SINTTARESP e CRTR-SP vão cobrar e fiscalizar para que o Governo Estadual cumpra com a sua obrigação.

 
TRABALHADOR, SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA QUE A CATEGORIA SEJA OUVIDA!

domingo, 24 de abril de 2016

GALERA ESTE LIVRO ESCREVI COM MUITO CARINHO --- A CONQUISTA---

ESTA A VENDA NO SITE CLUBE DE AUTORES.
https://www.clubedeautores.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&where=books&what=A+CONQUISTA&sort=&topic_id=

domingo, 17 de abril de 2016

IMPEACHMENT

HOJE DIA 17 DE ABRIL 2016, O BRASIL SOFRE COM IMPEDIMENTO PRESIDENCIAL DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. DEUS NOS ABENÇOE.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

TUDO SOBRE H1N1

O que é Gripe H1N1?



A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.


Pandemia


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao todo 207 países e demais territórios notificaram casos confirmados de gripe H1N1 entre 2009 e 2010, quando houve a pandemia da doença. Durante este período, foram quase nove mil mortos em decorrência da gripe H1N1.

O surto começou no México, onde uma doença respiratória alastrou-se pela população e chegou rapidamente aos Estados Unidos, Canadá e, depois, para o restante do mundo – graças às viagens aéreas.


Surto 2016


Em 2016 a gripe H1N1 chegou mais cedo ao Brasil. Em março de 2016 o número de casos só no estado de São Paulo superou a quantidade de pessoas doentes em 2015 em todo o país. São 260 casos no Estado até março de 2016, contra 141 no Brasil no ano anterior.

Normalmente a gripe H1N1, assim como os outros tipos de gripe, são bem mais comuns no inverno, mas o surto desta vez começou no verão. Acredita-se que o grande fluxo de pessoas vindas de regiões frias, como Estados Unidos, Canadá e Europa.


Causas
As primeiras formas do vírus H1N1 foram descobertas em porcos, mas as mutações conseguintes o tornaram uma ameaça também aos seres humanos. Como todo vírus considerado novo, para o qual não costumam existir métodos preventivos, o vírus mutante da gripe H1N1 espalhou-se rapidamente pelo mundo.

A transmissão ocorre da mesma forma que a gripe comum, ou seja, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva, tosse ou espirro, principalmente. Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. Da mesma forma, pode demorar de um a sete dias para ser capaz de transmiti-lo a outras pessoas.

É importante ressaltar que, assim como a gripe comum e outras formas da doença, a gripe H1N1 também é altamente contagiosa.


Fatores de risco


A gripe H1N1, como qualquer gripe, pode afetar pessoas de todas as idades, mas, no período em que houve a pandemia, notou-se que o vírus infectou mais pessoas entre os cinco e os 24 anos. Foram poucos os casos de gripe H1N1 relatados em pessoas acima dos 65 anos de idade.

Gestantes, doentes crônicos, crianças pequenas, pessoas com obesidade e com outros problemas respiratórios também estão entre os grupos mais vulneráveis para gripe H1N1.

Os demais fatores de risco seguem a mesma linha daqueles enumerados para outros tipos de grupo. Permanecer em locais fechados e com um aglomerado de pessoas, levar as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las antes e permanecer em contato próximo com uma pessoa doente são os principais fatores que podem aumentar os riscos de uma pessoa vir a desenvolver gripe H1N1.



Sintomas de Gripe H1N1


Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também. Veja:

Febre alta
Tosse
Dor de cabeça
Dores musculares
Falta de ar
Espirros
Dor na garganta
Fraqueza
Coriza
Congestão nasal
Náuseas e vômitos
Diarreia.
As complicações decorrentes da gripe H1N1 são comuns em pessoas jovens, o que é bastante difícil de acontecer em casos de gripe comum. A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratada. Em casos graves, ela pode levar o paciente à morte.


Diagnóstico de Gripe H1N1


A suspeita de gripe H1N1 ocorre em pessoas com quadro de sinais e sintomas compatíveis aos de gripe, mas com as complicações típicas da H1N1. Nestes casos, o médico deverá coletar uma amostra de secreção do paciente e enviá-la para análise minuciosa no laboratório.


Tratamento de Gripe H1N1


A maioria dos casos de gripe H1N1 foi sanada completamente sem a necessidade de internação hospitalar ou do uso de antivirais. Em alguns casos, no entanto, o uso de medicamentos e a observação clínica são necessários para garantir a recuperação do paciente.


Convivendo/ Prognóstico


Uma pessoa diagnosticada com gripe H1N1 deve permanecer em casa, afastado do trabalho ou da escola, e evitar locais com acúmulo de pessoas. Repouso e manter boa hidratação são duas dicas importantes para garantir a recuperação.


Complicações possíveis


A principal complicação decorrente de gripe H1N1 consiste em crises de insuficiência respiratória, que podem levar o paciente a óbito se não forem tratadas imediatamente e em caráter de urgência.



Prevenção


A prevenção de gripe H1N1 segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado:

Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada
Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca
Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas
Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água
Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros
Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar
Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas
Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.



Vacinação


Devido ao aumento súbito de casos no início de 2016, a prefeitura de São José do Rio Preto está fazendo uma campanha de vacinação extra na cidade, usando o lote de vacinas de 2015, que contempla também H1N1. No entanto, é muito importante ressaltar que em 2016 uma nova vacina da gripe será lançada na campanha nacional de vacinação contra a gripe, e ela também contemplará a H1N1 e deverá ser tomada.

A vacinação normalmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja:

Crianças entre 6 meses e 5 anos
Idosos acima de 60 anos
Gestantes
Portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma.

Quem não se encaixa nesses grupos, mas quer se prevenir, deve buscar a vacina em clínicas particulares.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

GALERA ESTA AÍ O GABARITO PRELIMINAR CONCURSO CRTR-SP


COPEIRA
1) A 2) B 3) C 4) D 5) D 6) C 7) A 8) B 9) A 10)B
11)B 12)C 13)A 14)B 15)D 16)C 17)B 18)B 19)B 20)C
21)D 22)A 23)A 24)B 25)A 26)D 27)A 28)D 29)D 30)A
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
1) A 2) B 3) C 4) D 5) D 6) C 7) A 8) B 9) A 10)B
11)B 12)C 13)A 14)B 15)D 16)C 17)B 18)B 19)B 20)C
21)D 22)A 23)A 24)B 25)A 26)D 27)A 28)D 29)D 30)A
AGENTE ADMINISTRATIVO
1) D 2) A 3) C 4) B 5) B 6) A 7) C 8) D 9) C 10)B
11)B 12)C 13)D 14)D 15)A 16)B 17)D 18)C 19)A 20)B
21)D 22)A 23)A 24)D 25)D 26)A 27)D 28)D 29)A 30)B
31)A 32)D 33)D 34)B 35)C 36)C 37)D 38)A 39)D 40)C
AGENTE FINANCEIRO
1) D 2) A 3) C 4) B 5) B 6) A 7) C 8) D 9) C 10)B
11)B 12)C 13)D 14)D 15)A 16)B 17)D 18)C 19)A 20)B
21)D 22)A 23)A 24)D 25)D 26)A 27)D 28)D 29)A 30)B
31) C 32)D 33)B 34)B 35)A 36)C 37)A 38)A 39)B 40)C
AUXILIAR DE SERVIÇO DE MANUTENÇÃO
1) D 2) A 3) C 4) B 5) B 6) A 7) C 8) D 9) C 10)B
11)B 12)C 13)D 14)D 15)A 16)B 17)D 18)C 19)A 20)B
21)D 22)A 23)A 24)D 25)D 26)A 27)D 28)D 29)A 30)B
31)A 32)B 33)C 34)C 35)A 36)B 37)C 38)A 39)D 40)D
GABARITO PRELIMINAR – CONCURSO PÚBLICO N° 01/2016
FISCAL
1) D 2) A 3) C 4) B 5) B 6) A 7) C 8) D 9) C 10)B
11)B 12)C 13)D 14)D 15)A 16)B 17)D 18)C 19)A 20)B
21)D 22)A 23)A 24)D 25)D 26)A 27)D 28)D 29)A 30)B
31)D 32)B 33)C 34)A 35)A 36)B 37)A 38)D 39)D 40)D
TÉCNICO DE INFORMÁTICA
1) D 2) A 3) C 4) B 5) B 6) A 7) C 8) D 9) C 10)B
11)B 12)C 13)D 14)D 15)A 16)B 17)D 18)C 19)A 20)B
21)D 22)A 23)A 24)D 25)D 26)A 27)D 28)D 29)A 30)B
31)D 32)C 33)D 34)B 35)C 36)C 37)D 38)B 39)A 40)C
AGENTE ADMINISTRATIVO GRUPO OPERACIONAL VI
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)A 32)B 33)B 34)C 35)D 36)C 37)B 38)D 39)A 40)A
AGENTE DE LICITAÇÃO
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)B 32)D 33)B 34)A 35)D 36)A 37)D 38)C 39)D 40)A
AGENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL - COMPRAS
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)B 32)C 33)D 34)A 35)B 36)C 37)A 38)A 39)C 40)D
GABARITO PRELIMINAR – CONCURSO PÚBLICO N° 01/2016
ARQUIVISTA
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)C 32)C 33)A 34)B 35)A 36)B 37)A 38)C 39)D 40)D
AGENTE DE IMPRENSA
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)A 32)B 33)D 34)A 35)C 36)D 37)C 38)D 39)B 40)A
CONTADOR
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)A 32)C 33)D 34)B 35)D 36)D 37)C 38)D 39)A 40)C
SECRETÁRIA DE PRESIDÊNCIA
1) C 2) C 3) D 4) D 5) B 6) B 7) A 8) A 9) C 10)B
11)C 12)D 13)B 14)C 15)B 16)B 17)C 18)A 19)D 20)C
21)C 22)A 23)D 24)B 25)D 26)A 27)B 28)D 29)C 30)D
31)A 32)C 33)D 34)B 35)C 36)B 37)D 38)A 39)B 40)C
ADVOGADO
1) C 2) B 3) D 4) A 5) A 6) C 7) B 8) D 9) B 10)D
11)B 12)B 13)A 14)B 15)C 16)A 17)A 18)A 19)D 20)C
21)A 22)A 23)C 24)A 25)D 26)C 27)C 28)C 29)A 30)C

31)D 32)D 33)C 34)B 35)A 36)A 37)B 38)C 39)C 40)C

quarta-feira, 30 de março de 2016

NÃO ESQUEÇA GALERA DOMINGO 03/04/2016 PROVA UNIFESP - SP

 O LOCAL DA PROVA ESTÁ NO SITE: VUNESP.
                   WWW.VUNESP.COM.BR
HORÁRIO 14H30.

E AÍ GALERA JÁ SAIU O LOCAL DA PROVA PARA O CONCURSO DO CRTR-SP

A CONVOCAÇÃO ESTA NO SITE: INSTITUTO ZAMBINI.
                    WWW.ZAMBINI.COM.BR
HORÁRIO DAS PROVAS 8H30. DOMINGO 03/04/2016.

terça-feira, 22 de março de 2016

RADIOLOGIA INDUSTRIAL E SUA IMPORTÂNCIA NO MERCADO DE TRABALHO


A indústria contrata profissionais qualificados para trabalhar com radiação ionizante? 


A Radiologia Industrial oferece oportunidades de emprego em industrias de diversos segmentos como: bebidas, cosméticos, alimentos, petróleo, remédios, papel e celulose, entre outras.

Essa lista mostra apenas alguns exemplos de empresas que utilizam a radiação ionizante em etapas do controle de seus produtos. E para que ele ocorra com segurança é necessário, profissionais da radiologia capacitados atuando na função.

Entretanto, os profissionais das técnicas radiológicas interessados em atuar neste mercado, encontram dificuldades para ingressar. Eles precisam ser capacitados adequadamente, através de treinamentos em proteção radiológica, ministrados por profissionais qualificados dentro das normas da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear).

Para trabalhar dentro da indústria com radiação ionizante é necessário comprovar conhecimento em proteção radiológica, através de treinamento específico com carga horária mínima de 80 horas, ministrado por um supervisor de proteção radiológica qualificado pelo CNEN há mais de 5 anos.

O risco da Radiologia Industrial é maior que na área de Radiodiagnóstico, pois a emissão desta é feita por equipamentos emissores de raios-x de alta energia, não sendo permitido o estágio nessa área, os candidatos só são aceitos para trabalhar quando atendem as necessidades das normas da CNEN.

Dentro da Radiologia Industrial existem diversas áreas de atuação como:
- Radiografia Industrial;
- Medidor Nuclear;
- Inspeção de Cargas e Contêineres;
- Técnicas Analíticas;
- Perfilagem de Poços de Petróleo;
- Irradiação Industrial, entre outras.

O uso da radiação ionizante na indústria é de extrema importância, e através de qualificações específicas é que o Técnico ou Tecnólogo em Radiologia vai se destacar no mercado de trabalho. O momento que o pais enfrenta de falta de emprego, não se reflete na Radiologia Industrial que busca mão de obra de alto nível.

O Sintaresp comunica a categoria que o caminho para o sucesso é a capacitação e os profissionais da radiologia que investem em conhecimento são os maiores beneficiados. Pois atuam em instituições de grande porte, com salários acima da média, tem todos os direitos assegurados na CLT e possibilidade de um futuro próspero e cheio de realizações.

O profissional das técnicas radiológicas deve buscar o aperfeiçoamento dentro da área, começando por uma base sólida como Técnico ou Tecnólogo em Radiologia, para depois procurar cursos e treinamentos de capacitação em Radiologia Industrial.

A indústria por não encontrar profissionais que saibam operar determinados equipamentos, acaba por treinar profissionais de outras áreas. Porém o risco de acidente radioativo é muito alto e quem deve atuar com radiação ionizante tem que possuir formação específica na área da Radiologia.

O Sindicato quer abrir a discussão sobre esse mercado, tão amplo e que ainda permanece sem uma fiscalização rigorosa. Algumas questões precisam ser revistas:

- Somente o curso de capacitação habilita o profissional a trabalhar na Radiologia Industrial?

- Está correto a capacitação da CNEN ser aberta ao público em geral?

- A CNEN não deveria exigir uma graduação na área da Radiologia como Técnico ou Tecnólogo para oferecer esta capacitação?

O Sintaresp junto com o CRTR-SP irá questionar junto ao MEC, a Secretaria de Educação, a Delegacia do Trabalho, Ministério Público e a própria CNEN estas questões e começaremos uma grande batalha.

O SINTARESP APOIA A CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL.

SENTENÇA JUDICIAL GARANTE NOVA VITÓRIA PARA A CATEGORIA/ PARABÉNS PRESIDENTE SINCLER E SUA DIRETORIA


Empresa é condenada por fraude contratual em ação aberta pelo Sintaresp


Em 26 de Novembro de 2015, o Sintaresp abriu processo de ação coletiva contra 3 empresas, por fraude na forma de contratação de seus funcionários, em relação à Lei 7.394/85.

As empresas processadas foram:
· CEFOR Clínica Especializada em Fraturas e Ortopedia LTDA;
· COPI Serviços Técnicos Radiológicos LTDA; e
· J. Goes Serviços de Radiologia LTDA – ME


Em primeira audiência, realizada nesta data, nenhuma das três empresas aceitou acordo, porém, após a realização de Audiência de Instrução em 19 de Fevereiro de 2016, diante dos elementos apresentados pelo Corpo Jurídico do Sindicato, e pela segunda e terceira reclamadas, constatou-se a fraude na contratação feita pela CEFOR, que foi condenada a anular contratos estabelecidos com as outras duas empresas citadas e proibida de firmar novos acordos de prestação de serviços com empresas interpostas, para a realização de atividades de Radiologia e Diagnóstico por imagem.

A CEFOR deve regularizar o vínculo empregatício dos prestadores da COPI e da J. Goes, e fica obrigada a pagar multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) por contrato estabelecido ou mantido irregularmente após a sentença.

A empresa condenada deve pagar todas as contribuições sindicais dos empregados registrados, na observância dos períodos de cada tratado de parceria, e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Tanto a COPI, como a J. Goes foram absolvidas no processo, pois apresentaram provas de que apenas prestavam serviços à CEFOR como empresas terceirizadas, e de que foram prejudicadas pela atuação irregular da primeira reclamada.

O processo, de número 0001155-64.2015.5.02.0088, foi encerrado nesta audiência, e a empresa condenada deve cumprir com suas obrigações penais a partir da data de publicação e assinatura da sentença.

 
PROFISSIONAL DA RADIOLOGIA, CONTE COM O SINTARESP NAS AÇÕES JUDICIAIS EM PROL DA CATEGORIA!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CONCURSO PÚBLICO CRTR-SP


O CRTR-SP Conselho Regional de Técnicos, Técnólogos e Auxiliares em Radiologia informa sobre a abertura do CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2016, para o preenchimento de vagas e cadastro reserva.
As vagas disponíveis são para os cargos de: Auxiliar de Serviços Gerais, Copeira, Agente Administrativo, Agente Financeiro, Auxiliar de Manutenção, Fiscal, Técnico de Informática, Advogado, Agente de Departamento Pessoal, Agente de Licitação - Compras, Arquivista, Agente de Imprensa, Contador e Secretária da Presidência.
Os salários variam de R$ 1.374,95 a R$ 4.477,55 além dos benefícios legais o CRTR-SP oferece Plano de Saúde Básico (Médico e Hospitalar), Vale Refeição no valor de R$ 25,00 por dia útil e Vale Transporte.
Inscrições de 1 a 26 de fevereiro de 2016 pelo site: www.zambini.org.br

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

INSALUBRIDADE OU PERICULOSIDADE? CONHEÇA SEUS DIREITOS





A Constituição Federal estabelece que todos os trabalhadores, urbanos ou rurais, que exercem atividades penosas, insalubres ou perigosas devem receber um adicional em sua remuneração mensal.  Qual a diferença entre eles e qual o profissional das técnicas radiológicas tem direito?

São consideradas atividades insalubres aquelas em que o trabalhador é exposto à agentes nocivos acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, gerando risco gradual à saúde. Já asatividades periculosas são caracterizadas pelo perigo imediato à vida.

Os profissionais da radiologia devem, por lei, receber o adicional de insalubridade, que corresponde o pagamento de 40% sobre a remuneração total correspondente ao mês vigente.

Confira se, em seu holerite, consta o pagamento do adicional de insalubridade corretamente e, caso contrário, entre em contato com o setor de Recursos Humanos da instituição em que trabalha. Ao receber periculosidade, você está sendo privado dos seus direitos, além de correr o risco de não receber a sua aposentadoria especial.

Não compactue com irregularidades! Denuncie práticas que desvalorizam a categoria! Entre em contato com o SINTARESP!

ARTEFATOS NA IMAGEM RADIOGRÁFICA: TÉCNICA PARA REDUÇÃO DE RUÍDOS





Na radiologia, um artefato é uma área com densidade óptica diferente da esperada, que não foi causada pela interação do feixe de raios X com a estrutura examinada, mas sim por algum problema durante o processo de aquisição, seja ele por processamento, manuseio ou armazenamento da imagem. Os artefatos afetam as características e, consequentemente, a qualidade das imagens.

Eles podem interferir a visualização da imagem e consequentemente ocasionar um diagnóstico errado, suas causas devem ser identificadas para prevenção. O fator gerador mais comum de artefatos em imagens radiográficas, podem ser divididas em: processamento, exposição, manuseio e armazenamento.

Os artefatos de exposição estão diretamente ligados à maneira como o exame é realizado e, normalmente, são fáceis de identificá-los e corrigi-los, neste caso os mais comuns são:
 
• Posicionamento incorreto da tela intensificadora e do filme no chassi;
• Mau contato entre a tela intensificadora e o filme;
• Cassete defeituoso;
• Posicionamento incorreto da grade;
• Exposição insuficiente;
• Superexposição;
• Exposição dupla do mesmo filme;
• Posicionamento incorreto do paciente;
• Movimento do paciente;
• Imagem de objeto estranho.
 
A tela intensificadora e o filme radiográfico devem ser posicionados corretamente em um cassete sem defeitos para que haja perfeito contato entre eles. Caso contrário, a luz produzida na tela irá divergir, resultando em perda de definição na região da imagem referente ao local onde o contato tela-filme é ruim.

O posicionamento da grade também é importante. Ela deve ser posicionada perpendicularmente ao feixe central de raios X, e esse feixe deve passar pelo seu centro. Caso algum erro seja cometido durante esse posicionamento, regiões com densidades ópticas inesperadas aparecerão na imagem. Quando a grade é colocada de maneira invertida, por exemplo, faixas verticais escuras aparecem na imagem.

Outros dois problemas estão relacionados com exposição insuficiente ou superexposição à radiação. No caso de superexposição, há perda de informação de estruturas anatômicas menos densas. Já em casos de exposição insuficiente, há perda de contraste e aparência granulosa da imagem.

A redução ou prevenção de artefatos de exposição também depende da preparação e posicionamento do paciente. Esse deve ser posicionado de maneira que a estrutura a ser examinada fique paralela ao plano do detector e mais próxima possível dele. Já o feixe central de raios X deve passar no centro da estrutura. Esses cuidados reduzem artefatos de magnificação e distorção da imagem.

Não podemos esquecer que o paciente deve ser sempre instruído a ficar imóvel ou, em alguns casos, a respirar com determinada frequência, para diminuir o borramento da imagem devido ao movimento. Deve-se também verificar se o paciente carrega algum objeto próximo à estrutura a ser examinada, como colar, brincos e outros acessórios, para não haver artefatos.

Os artefatos podem ser corrigidos se o profissional da radiologia tiver maior atenção ao realizar o exame, quanto ao posicionamento dos equipamentos e do paciente, às instruções que devem ser dadas aos pacientes sobre movimento e respiração, e também em relação aos parâmetros utilizados para aquisição da imagem (corrente no filamento, voltagem no tubo, tempo de exposição, entre outros). A maioria desses artefatos pode ocorrer em tanto radiografia convencional quanto digital.

GRUPO AMIL FAZ ACORDO PARA CELETIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA


Sintaresp exige o cumprimento das leis trabalhistas


Em diversas regiões de São Paulo ocorrem contratações ilegais, o Sindicato age nesses casos, notificando a instituição, para cobrar ações de regulamentação das condições de trabalho dos profissionais das técnicas radiológicas.

Em reunião com o SINTARESP no início de fevereiro, o Hospital Seisa (Grupo Amil – Guarulhos) aceitou acordo de formalização das contratações dos profissionais da radiologia. Agora os funcionários trabalharão sobre o regime CLT, terão carteira assinada, férias, 13º salário, adicional de insalubridade, jornada de trabalho de 24 horas semanais e todos os benefícios pertinentes a categoria.

O Sindicato também negociou com o Hospital Alvorada de Taquatinga (Grupo Amil – Butantã) e a partir do mês de abril de 2016 os profissionais de radiologia vão ter registro em carteira e todos os benefícios previstos na lei nº 7.394/85 que regula o exercício da profissão de técnico em radiologia, e dá outras providências.

Queremos agradecer a Srª Marli Palermo representante do Grupo Amil, por sua postura solícita e profissional perante as negociações com o SINTARESP através do acordo firmado os funcionários da Instituição estarão inseridos na CLT.

Para continuarmos o trabalho de fiscalização é necessário que haja denúncia contra empresas que estejam atuando de forma irregular.

BOM DIA GALERA ESTOU PREPARANDO ALGUMAS AULAS EM BREVE PARA VOCÊS

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

BIOMÉDICO GANHA AÇÃO TRABALHISTA EM CIMA DA LEI 7.394/85.

BIOMÉDICO É FAVORECIDO PELA LEI 7.394/85 QUE REGE A PROFISSÃO DE TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Vote it
Written by   Published in: Notícias

O cenário econômico do país demonstra uma alta no desemprego, isso fez muitos profissionais se adaptarem à nova realidade, mudando hábitos, diminuindo o padrão de vida e aceitando trabalhar em áreas diferentes da sua formação.
Na área da radiologia não é diferente, muitos biomédicos estão atuando como técnicos em radiologia de forma ilegal. Algumas empresas aproveitam o momento crítico para contratar “um pelo peso de dois”. É assim que grandes instituições diminuem a folha de pagamento, sobrecarregam funcionários, expondo-os a jornada excessiva de trabalho descumprindo a Lei 7.394/85, que estipula carga de 24 horas semanais para os profissionais das técnicas radiológicas, enquanto os biomédicos seguem a CLT com 44 horas semanais.
Mesmo com lei específica para a categoria, casos de contratações irregulares ainda se repetem, como na empresa DASA (Diagnósticos da América S/A) que em audiência executada na 41ª Vara do Trabalho de São Paulo, perdeu a ação movida por ex-funcionário biomédico favorecido pela Lei 7.394/85 que regula o exercício da profissão de Técnico em Radiologia.¬
No processo Nº 0002619-41.2013.5.02.0041 a empresa DASA foi sentenciada a pagar indenização de aproximadamente R$ 100.000,00 a um ex-funcionário, referente a 12 horas extras por semana de trabalho, aviso prévio, férias mais 1/3, 13º salário e FGTS mais 40%; adicional de periculosidade.
Várias sentenças a favor do desvio de função foram julgadas com base na Lei 7.394/85 que regula o exercício da profissão de Técnico em Radiologia. A boa notícia é que já está virando jurisprudência (conjunto de decisões judiciais proferidas num mesmo sentido), com isso o profissional que trabalha em condição irregular ao entrar com ação judicial terá a causa ganha, tamanho o número de processos com casos semelhantes.

Amo a Radiologia Médica!